quinta-feira, 4 de abril de 2013

Trend: Militar - Aliste-se!




Comentei com vocês no post da leitura da revista Vogue de Abril sobre a tendência do militarismo neste inverno.

De fato, parece que o estilo chegou para ficar. Em todas as vitrines por onde passo em São Paulo, estão looks incríveis com o verde oliva e o camuflado.

Mas você sabe de onde vem essa influência militar tão presente em nossa moda atual? Não vale responder “humm... dos militares?” ... rs... está certo, lógico. Mas por que isso começou a se tornar uma mania?

A história não é muito doce, porque ela começa na guerra. Resumindo bem, a França dos anos 40 estava em guerra. Foi um período muito duro para aquelas pessoas, que viram a Alemanha fechar as portas de tudo o que não alimentava a guerra, incluindo as grandes maisons francesas, onde a moda estava nascendo e se potencializando.

Não foi só isso, mas o racionamento era total. As pessoas não podiam mais comprar roupas não só porque não tinham dinheiro, mas também porque não tinha aonde comprar, e as compras de tecidos eram limitadas por pessoa. Na época, não havia fast fashion, nem shopping, nem nada, só costureiros. E eles estavam impedidos de trabalhar.

Só que na Europa o inverno é rigoroso, né, minha gente, e o povo precisava de roupa, oras, com guerra ou sem guerra. Eis que as mulheres (sempre as criativas mulheres salvando o planeta!) tiveram a ideia de confeccionar suas roupas com os tecidos que eram usados para fazer uniformes militares, afinal, estavam em guerra.

Quase todos os maridos e filhos também estavam na guerra e usavam uniformes do exército. Então, entre uma jaquetinha que a garota “roubava” do guarda-roupa do marido e uma peça confeccionada com criatividade, foi surgindo o estilo militar, que além de abrigar bem do frio, era super prático e resistente, já que a partir de então, com os maridos provedores fora de casa por muito tempo, as mulheres tiveram que deixar seus vestidos cor de rosa rodados no armário e ir à luta para trabalhar e sustentar os filhos.

Sim, mais ou menos como ainda é hoje, não é, mulheres guerreiras?

Famosas no estilo militar: Carolina Dieckmann, Miley Cyrus, Gisele Bundchen e Sabrina Sato

E ainda bem, a guerra acabou, vivemos em tempos de paz. E agora podemos desfrutar do melhor que ficou dessa história toda: um estilo prático, perfeito para meia estação, mega estiloso, e que transmite muita força.




O melhor do estilo militar nesta temporada, na minha opinião é que ele passeia muito bem entre o casual super mega confortável e o sofisticado, já que as camisas e casaquinhos finos estão se saindo muito bem camuflados e verdes.




Os adornos militares como grandes botões, gola e lapela imponente, ombros ressaltados e bolsos quadrados, lógico, fazem parte e podem deixar seu estilo “militarizado” mesmo se estiverem sobre outras cores. O preto, por exemplo, tá rolando super bem.

Vimos também nas imagens que rola combinar outras cores além do branco e do preto – que a gente meio que pensa automaticamente neles né? Nas imagens, a gente tem vinho, vermelho, cinza, marinho e até amarelo como bons acompanhantes do camuflado.




As calças justinhas camufladas estão demais. Mas essas são para as magrinhas – minha gente, se estiver acima do peso, não arrisca muito com as calças, tá? Vai no máximo, de shortinho, que vai cair melhor.

Agora, para todo mundo, de todas as idades, cores e tamanhos, as camisas e as jaquetinhas estão aí para serem usadas e, vamos combinar, dá super certo e são mega versáteis.
Está aí uma tendência da estação que apoiamos e assinamos embaixo.

* Fonte das imagens: Lookbook.nu e Pinterest.


Lu Figueiredo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!!! ♥ Nós amamos!!!